Tipos de Medicina Alternativa

Acupunctura:
É uma das mais antigas práticas tradicionais e consiste na inserção de agulhas em pontos definidos do corpo (os meridianos) para reequilibrar a energia vital e obter efeitos terapêuticos que a medicina tradicional ainda não consegue explicar, mas já aceita.

Aromaterapia:
É a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. É uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essenciais exercem uma influência subtil na mente e no corpo.
A cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. A água em si também tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas na travesseira para ajudar a ter uma boa noite de sono.



Massagem Ayurvédica:
Significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur).
Conhecida como a mãe da medicina. A doença é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. Como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.
O objectivo principal é preservar e promover a saúde das pessoas através da adopção de uma rotina diária, respeitando a constituição individual de cada um. Esta rotina implica na incorporação de novos hábitos, de maneira consciente, em diversos âmbitos de nossa vida, como a alimentação, o sono, a sexualidade, considerados os três pilares da boa saúde. Para tanto, se utiliza de uma gama de recursos como dietas, yoga, meditação, massagens com óleos medicinais e aromaterapia.”

Fitoterapia:
É uma terapia com a propriedade de curar males, profunda e integralmente, de maneira não agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo.
Fito = Planta e Terapia = Tratamento.
Fitoterapia significa “ cura através das plantas”, conhecimento esse, que as nossas avós já possuíam e utilizavam. É uma parte fundamental da Medicina Chinesa e envolve milhares de plantas, bem como composições de plantas medicinais em fórmulas, sendo que algumas delas têm uso secular e outras resultam de pesquisas mais recentes, sobejamente testadas. De igual forma, as ervas, adequadamente combinadas, restabelecem os estados emocionais comprometidos pela depressão, ansiedade, angústia, irritação, insónia.


Homeopatia:
Termo inventado em 1755 pelo estudioso alemão Samuel Hahnemann, significando “ao semelhantes curam-se pelos semelhantes”. Porque aquilo que provoca a doença também a cura, doses mínimas de uma qualquer substância, que provocaria doença em quantidades normais, são usadas para curar essa mesma doença.

Iridologia:
Funciona essencialmente como método de pré-diagnóstico e tem como objectivo estudar a íris para detectar as alterações orgânicas, metabólicas, nervosas e outras que ocorrem no organismo. Todas as partes do ser humano estão representadas na zona colorida dos olhos, daí que a observação da pigmentação e da estrutura das suas fibras possam revelar sobre o estado de saúde da pessoa.

Naturopatia:
Diz-se do estudo e tratamento das doenças através de processos naturais, deixando que seja o próprio corpo a reagir com a sua energia vital e os mecanismos homeopáticos (de defesa e equilíbrio).

Osteopatia:
Baseado na anatomia e na fisiologia, é uma terapêutica baseada na biomecânica do corpo. Dado que o sistema neuromuscular está intimamente ligado aos outros sistemas do corpo, correcções no esqueleto, quase sempre afectado por más posturas, melhoram a qualidade de vida.


Quiropratica:
Reconhecendo a supremacia do sistema nervoso em todos os aspectos da saúde, esta especialidade recorre a uma metodologia única que visa a recuperação da actividade e da capacidade de resposta do sistema nervoso, através da restauração do tónus neurológico.

Reflexologia:
Arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento.
Técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Reiki:
Forma de terapia baseada na manipulação de energia vital pela imposição das mãos do terapeuta sobre os pontos afectados do corpo.
Os canais energéticos são então abertos, removendo bloqueios e repondo o equilíbrio.


Shiatsu:

A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").
É um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos.
O Shiatsu tem aplicações várias, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

Yoga:
O sistema de exercícios físicos e mentais desenvolvido pela yoga tem como objectivo equilibrar corpo e alma e, assim, poder alcançar a união com a divindade.
Yoga é um sistema filosófico-prático que conta com metodologias para a unificação dos diferentes elementos do psiquismo humano. Em todas as técnicas deste sistema o praticante busca eliminar sua agitação e ter um domínio harmônico de si mesmo. Para dominar o corpo, são praticadas as posturas nas quais se deve manter a estabilidade e o conforto. Para dominar a respiração, são praticados exercícios de controle respiratório, que induzem à tranquilização respiratória até que se possa atingir pausas conscientes, confortáveis e prolongadas. Nestas condições, torna-se possível buscar de modo eficaz o controle da mente através de técnicas meditativas, que visam absorver a atenção do praticante num único foco.

1 comentário: